keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Bombeiro Militar salva criança de sete dias por telefone

Por volta das 19h40min da última terça-feira, 16, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de SC, com sede em Lages, foi acionado pela central de ocorrências (Cobom) do telefone 193, que informou sobre […]

X
Siga-nos no google-news

Por volta das 19h40min da última terça-feira, 16, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de SC, com sede em Lages, foi acionado pela central de ocorrências (Cobom) do telefone 193, que informou sobre o engasgamento de uma criança de sete dias de vida.

A mãe, desesperada, relatou ao soldado Ozair Hoffmann da Cruz Junior que o filho estava engasgado e não conseguia respirar. Após pedir para que ela se acalmasse, o bombeiro militar passou as instruções necessárias para que a criança voltasse a respirar.

“A senhora deve colocar a criança nos braços, com a barriga para baixo, abrir a boquinha dele e bater nas costas, entre as costas e a nuca, para que ele volte a respirar”, orientou.

Após repetir o procedimento, conforme a orientação do soldado, a mãe informou que a criança voltou a respirar, porém não chorou e continuava com a pele muito vermelha.

Assim, o soldado orientou, mais uma vez, a mãe para que mantivesse a calma, dizendo na sequência: “então coloque a criança encostada com as costas no seu peito, mantenha a boca do bebê aberta”, com isso a mãe avisou que o recém-nascido havia voltado a respirar.

Como esta ocorrência apresentava risco de morte ao recém-nascido, o soldado solicitou o suporte da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – que opera no mesmo ambiente – enquanto se comunicava com a mãe. Verificadas as informações pela equipe de regulação do SAMU, uma unidade de suporte avançado (USA), que é uma UTI móvel,que conta com médico, enfermeiro e os equipamentos necessários, foi enviada para o atendimento.

Até que a viatura chegasse ao local, o soldado manteve o contato com a família para conter a situação e garantir que a criança estivesse em segurança até a análise da equipe. No local, o médico constatou que o recém-nascido estava com os sinais vitais estáveis, a coloração normalizada e sem risco.

O soldado BM Hoffmann é graduado em enfermagem e especialista em urgência e emergência.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)