domingo, 16 de fevereiro de 2020
47 99116-3294
Geral

13/02/2020 ás 13h39

Redacao

Itajaí / SC

Águas de Bombinhas e prefeitura trabalham em sintonia para garantir a Bandeira Azul
Neste verão a concessionária também fez a instalação de água em banheiros públicos de Mariscal e Quatro Ilhas
Águas de Bombinhas e prefeitura trabalham em sintonia para garantir a Bandeira Azul

Nesta temporada de verão as praias de Mariscal e Quatro Ilhas, em Bombinhas, conquistaram o selo Bandeira Azul – um reconhecimento internacional oferecido a locais que se preocupam com as causas ambientais. Para merecer este prêmio é exigido o cumprimento de diversos critérios, como qualidade da água do banho, educação ambiental, segurança e gestão do meio ambiente. É aí que merece destaque a parceria entre prefeitura municipal e Águas de Bombinhas.


Trabalhando em conjunto, prefeitura e concessionária organizaram uma série de fiscalizações a fim de coibir as irregularidades do sistema de esgoto que pudessem prejudicar o merecimento da região. As ações ganharam ainda mais intensidade durante o verão, quando o número de moradores e turistas cresce exponencialmente.


Conforme o supervisor de operações da concessionária, Claudinei Dumke, as fiscalizações são necessárias para coibir as irregularidades, além de proteger o sistema coletor. "Dentre as irregularidades, buscamos por ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto. Também é possível identificar imóveis com instalações pluviais, como calhas e ralos, ligados na rede de esgoto", explica.


Já o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, afirma que as equipes utilizam um equipamento especial para as fiscalizações, um insuflador que libera uma fumaça não tóxica nas tubulações. "No momento em que a fumaça entra no sistema coletor conferimos por onde ela sai, pode ser em uma caixa ou terminal de inspeção e limpeza, bueiros, rede pluvial, ou até mesmo dentro da propriedade de algum morador, em calhas ou ralos", comenta.


Além das fiscalizações, neste verão a concessionária também fez a instalação de água em banheiros públicos de Mariscal e Quatro Ilhas, facilitando o acesso dos turistas que estão na praia aos serviços básicos de saneamento.



O selo Bandeira Azul


O selo internacional é uma garantia de que os frequentadores das praias visitam um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água e com serviços adequados. Dessa maneira, a Bandeira Azul busca compatibilizar a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental para um turismo mais sustentável. O selo é concedido pela FEE (Foundation for Environmental Education), organização não governamental internacional e pelo Instituto Ambientes em Rede no Brasil. A cerificação é concedida a cada temporada de veraneio e a licença só é válida enquanto os critérios são cumpridos por isso o trabalho em conjunto entre Águas de Bombinhas, prefeitura e apoio da população são essenciais. 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados