Segunda, 17 de fevereiro de 2020
47 99116-3294
Cidades

13/02/2020 ás 14h30

Redacao

Itajaí / SC

Baleia rara encontrada morta em praia de Santa Catarina
Técnicos estão avaliando as causas da morte do animal
Baleia rara encontrada morta em praia de Santa Catarina
Divulgação

Nesta quinta-feira, 13, pela manhã, a equipe do Instituto Australis encontrou, durante o Monitoramento de Praias, a carcaça de uma baleia encalhada na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça/SC. O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio foi acionado, juntamente com as outras equipes do PMP-BS para realização da necropsia.


Trata-se de uma baleia-bicuda-de-cuvier (espécie Ziphius cavirostris), macho adulto de 6,20 m de comprimento. É um espécime raro, de habito oceânico, sendo este o primeiro registro em Santa Catarina. Apesar de ser chamado de baleia, este animal faz parte do grupo dos golfinhos, que possuem dentes, mas uma curiosidade que o difere muito das outras espécies é que possui apenas um único par de dentes que se projetam para frente e para fora da boca, na ponta da mandíbula inferior, e só surgem em machos adultos.


Participam desta ação o Instituto Australis, a Associação R3 Animal, e o Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Após a necropsia o esqueleto do animal será recolhido.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados