Quarta, 12 de agosto de 2020
47 99116-3294
Brasil

10/07/2020 ás 13h33

Redacao

Itajaí / SC

Fumar pode agravar Covid-19 e ajuda a disseminar o coronavírus, diz especialista
Gotículas são expelidas quando uma pessoa solta o ar, e é por meio delas que ocorre a transmissão do novo coronavírus.
Fumar pode agravar Covid-19 e ajuda a disseminar o coronavírus, diz especialista
Agencia Brasil

Fumar aumenta o risco de contrair a Covid-19. O motivo seria o fato de o  tabaco ser causa direta de doenças pulmonares e por ele aumentar o risco de complicações cardiovasculares. Além disso, quem fuma e já está com a doença causada pelo novo coronavírus potencializa sua disseminação, de acordo com o pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em entrevista ao portal R7. De acodo com ele,  gotículas são expelidas quando uma pessoa solta o ar, e é por meio delas que ocorre a transmissão do novo coronavírus.


Ainda conforme a reportagem, a disseminação é ainda maior em ambientes fechados e sem ventilação. Na terça-feira (7), a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu "evidências emergentes" de transmissão do novo coronavírus pelo ar, o que contribuiria ainda mais para o contágio nesse contexto.Esse reconhecimento aconteceu depois que 239 especialistas de 32 países delinearam indícios que mostram que partículas flutuantes do vírus podem infectar pessoas que as inalam.


Em meio à pandemia de covid-19, o conselho do médico para fumantes é "procurar urgentemente um tratamento médico para parar de fumar". O tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e morte precoce em todo o mundo, segundo a Sociedade Americana contra o Câncer.


No Brasil, a dependência à nicotina mata 156.216 pessoas por ano - o que corresponde a 428 mortes diárias, aponta pesquisa feita em 2017 pelo Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária, que reúne países da América Latina.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados