Quarta, 22 de janeiro de 2020
47 99116-3294
Cidades

25/10/2019 ás 18h27

Redacao

Itajaí / SC

Alunos criam projetos para uma indústria mais sustentável
Mostra Inova SENAI reúne trabalhos desenvolvidos por alunos e docentes que visam solucionar demandas do setor; neste sábado (26)

Quem passar pelo Universo #VemFazer SESI SENAI, em Jaraguá do Sul, poderá conferir de perto trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes para a Mostra Inova SENAI. O #VemFazer tem entrada gratuita e ocorre até este sábado (26), às 14 horas. Reaproveitar resíduos de processos produtivos é uma das principais características dos projetos da mostra.


Do SENAI em Joinville vem a ideia de reutilizar TNT hospitalar para a produção de filamentos para impressora 3D. "Transformarmos o TNT em placas de polipropileno que são trituradas e transformadas em filamento. O teste de capacidade do produto final, que avalia aspectos como durabilidade, tração, viscosidade e densidade, foi bem satisfatório", explicou André Luiz dos Santos, que cursa técnico em Química.


Já um projeto do curso técnico em mecânica de Joaçaba quer substituir o filamento usado em impressoras 3D por polipropileno granulado, que reduz os custos de produção e oferece o mesmo resultado. "Nosso objetivo ainda é conseguir aproveitar o PET nesse processo. Como esse material exige muito calor para ser processado – algo em torno de 300° - ainda estamos estudando a viabilidade dessa ideia", comentou o professor Felipe Basso.


Em Chapecó, provocados por uma empresa de papel e celulose, estudantes desenvolveram um paver sustentável. O projeto substitui 10% da areia usada na fabricação do paver por lodo residual do processo produtivo do papel, o que garante a mesma resistência e durabilidade. Para monitorar em tempo real o consumo do gás de cozinha, estudantes do SENAI em Mafra desenvolveram uma válvula inteligente que, utilizando internet das coisas (IoT), informa o nível do gás no botijão.


Na área de saúde e segurança, uma equipe de Lages criou o cinto detector de tensão. "Sensores instalados nos painéis captam a tensão da rede local e alertam para o risco de choques. Em caso de acidente, o GPS acoplado ao cinto informaria inclusive o local onde a manutenção é realizada, viabilizando socorro rápido", explica José Luiz da Luz. Empresas já manifestaram interesse em receber o projeto para teste-piloto. Em Mafra, estudantes do curso de aprendizagem industrial assistente administrativo desenvolveram uma etiqueta que informa os dados de saúde da pessoa, previamente cadastrados em uma plataforma. A etiqueta é lida pela aproximação de um celular NFC, uma tecnologia de comunicação sem fio presente em diversos smartphones.


A Mostra Inova SENAI tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Vídeo: caminhoneiro ignora altura limite e acerta estrutura de túnel com contêiner em Itajaí
Vídeo: caminhoneiro ignora altura limite e acerta estrutura de túnel com contêiner em Itajaí
Morre cachorro atacado por capivaras em Itajaí
Morre cachorro atacado por capivaras em Itajaí
Cachorro é internado em estado grave após ser atacado por capivaras em Itajaí
Cachorro é internado em estado grave após ser atacado por capivaras em Itajaí
Facebook
Últimas
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados