keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Projeto trata de primeiros socorros em caso de engasgamento de bebês em BC

Tramita na Câmara de Balneário Camboriú um projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades públicas e privadas do município a prestarem orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, […]

X
Siga-nos no google-news

Tramita na Câmara de Balneário Camboriú um projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades públicas e privadas do município a prestarem orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

O Projeto de Lei 113/2019, do vereador Elizeu Pereira (MDB), determina que as unidades de saúde prestem orientações e treinamento sobre as questões aos pais, mães ou responsáveis legais por recém-nascidos, antes da alta do bebê.

Elizeu Pereira relata que a motivação para protocolar o projeto veio de uma experiência pessoal: “Eu tenho uma neta, hoje com um ano e meio, e eu, minha filha e meu genro passamos por essa situação com ela. Minha filha estava amamentando a menina e ela ‘se afogou’, e não tínhamos conhecimento de como fazer para a criança ‘desafogar’. Então, vi que era importante fazer esse projeto para que os pais e responsáveis tenham a orientação sobre como cuidar das crianças nesses casos”.

Dados do Ministério da Saúde dão conta de que a sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade. Em 2016, 826 crianças de até 14 anos morreram no país vítimas de sufocação, e desse total, 636 tinham menos de um ano de idade.

De acordo com o PL 113/2019, os hospitais e maternidades deverão informar aos pais, mães ou responsáveis sobre a disponibilidade do treinamento ainda durante o acompanhamento pré-natal, e poderão optar por fornecer a capacitação para primeiros socorros individualmente ou em turmas.

A proposição passa pela análise da assessoria jurídica da Câmara, e ainda não tem data para ser analisada em plenário.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.